Atividade 4.3-Leitura, reflexão e discussão sobre
mídia-educação.
Cursistas: Cintia Mara Oliveira Vonijone
Fatima Aparecida Neves
Luzia Bento soares
Nayara da silva Castro
Thiago Enrique Mota souza
Após ler o texto de Silvio Costa, observamos que na escola que
trabalhabalhamos não é diferente das escolas pesquisadas. Temos várias ferramentas que
só são usadas com a presença da técnica do laboratório de informática, para
apresentação de trabalhos pedagógicos e avaliativos, os filmes que também são
importantes para a leitura visual e oral, o uso da internet só para pesquisa
sobre os conteúdos das disciplinas e alguns professores.
Em pleno século XXI onde as escolas e os alunos vivem em
mundo cercados de mídias ainda existem profissionais que acham que os alunos
têm mesmo é que copiar muito, pois quanto mais escrever ele aprende mais e
melhora a letra. Fiquei triste quando ouvi isto de um profissional da educação
da escola. Que no computador eles só são contra C e contra ao V.
A escola tem computadores, máquina fotográfica, Datashow,
DVD, pendrive, microfones, caixas acústicas. Os alunos quase todos tem
celulares modernos que são proibidos de usar em sala de aula. Que eu acho
justo. Pois as nossas aulas ainda são presencial oral e escritas, tem alunos
que também são proibidos em casa e na hora da aula querem esta nas redes sociais batendo um bom papo. Ai atrapalha.
Mais o que me leva acreditar no futuro bem próximo que a
escola vai mudar é que os professores estão correndo atrás dessas mudanças
fazendo cursos das TICs que ensinam e mostram as ferramentas que vão fazer a
diferença nos currículos, nas salas de aulas, na organização ou planejamento de
aula. Enfim, professores e alunos pesquisando, fazendo leituras e adquirindo
conhecimento que não são aprendidos em livros ou só em livros, mas através das
mídias educacionais que mostram a leitura não só escrita mais visual e sonora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário