quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Atividade 4.3 "Midias-educação no contexto escolar"


Atividade 4.3-Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação.
Cursistas: Cintia Mara Oliveira Vonijone
                   Fatima Aparecida Neves
                   Luzia Bento soares
                  Nayara da silva Castro
                  Thiago Enrique Mota souza
 
Após ler o texto de Silvio Costa, observamos que na escola que trabalhabalhamos não é diferente das escolas pesquisadas. Temos várias ferramentas que só são usadas com a presença da técnica do laboratório de informática, para apresentação de trabalhos pedagógicos e avaliativos, os filmes que também são importantes para a leitura visual e oral, o uso da internet só para pesquisa sobre os conteúdos das disciplinas e alguns professores.
Em pleno século XXI onde as escolas e os alunos vivem em mundo cercados de mídias ainda existem profissionais que acham que os alunos têm mesmo é que copiar muito, pois quanto mais escrever ele aprende mais e melhora a letra. Fiquei triste quando ouvi isto de um profissional da educação da escola. Que no computador eles só são contra C e contra ao V.
A escola tem computadores, máquina fotográfica, Datashow, DVD, pendrive, microfones, caixas acústicas. Os alunos quase todos tem celulares modernos que são proibidos de usar em sala de aula. Que eu acho justo. Pois as nossas aulas ainda são presencial oral e escritas, tem alunos que também são proibidos em casa e na hora da aula querem esta nas redes  sociais batendo um bom papo. Ai atrapalha.
Mais o que me leva acreditar no futuro bem próximo que a escola vai mudar é que os professores estão correndo atrás dessas mudanças fazendo cursos das TICs que ensinam e mostram as ferramentas que vão fazer a diferença nos currículos, nas salas de aulas, na organização ou planejamento de aula. Enfim, professores e alunos pesquisando, fazendo leituras e adquirindo conhecimento que não são aprendidos em livros ou só em livros, mas através das mídias educacionais que mostram a leitura não só escrita mais visual e sonora.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário